domingo, 16 de dezembro de 2012

Final Fantasy VII

Plataforma analisada: PSX
Também disponível para: PS3, PSP, Vita e Windows PC
Lançamento: 1997
Desenvolvedora: Square Soft
Mídia original: 3 CDs
Gênero: JRPG

AVISO: se você morou nos últimos 15 anos no fundo de uma caverna escura, é provável que você não saiba os acontecimentos chave de Final Fantasy VII. Leia por conta e risco porque o spoiler vai correr solto nesse post, porque é impossível falar sobre certas facetas do jogo sem falar nesses detalhes.

Em Janeiro de 1996 a Square chocou o mundo (ou quase) com o anúncio de que Final Fantasy VII (FFVII para abreviar) sairia para o Playstation da Sony. Segundo choque: o jogo seguiria a contagem japonesa no ocidente. Tirando os realmente entendidos, o último Final Fantasy lançado era o 3. Por fim, esse seria o primeiro Final Fantasy com character design de Tetsuya Nomura, atual produtor da série, ao invés do lendário Yoshitaka Amano. O borburinho da opção pelo PSX e a correção na contagem foram o suficiente para que FFVII se tornasse o jogo mais aguardado em 1996. Para fãs de JRGP a notícia era melhor ainda, já que o PSX ainda não tinha um JRPG que prestasse no ocidente. Lançado no Japão em Janeiro de 1997, FFVII se tornou instantaneamente o jogo mais vendido de PSX, o que só aumentou a expectativa pelo mesmo no ocidente. Já em Setembro de 1997 o jogo chegou as lojas americanas e o resto é história. 
Uma geração inteira teve contato com Final Fantasy justamente com o FFVII, que se tornou a referência automática do que era a série. Some isso ao fato de que o jogo foi relançado várias vezes (inclusive no Greatest Hits), dá pra ter uma ideia de como o jogo popularizou a série numa época em que Final Fantasy e JRPG eram nichos de mercado no ocidente.
Admirável mundo novo - para os padrões da época, a introdução de FFVII era arrebatadora.

Falando tecnicamente, mesmo na época o jogo não era o melhor que a plataforma poderia fazer (Metal Gear Solid e FFVIII deixariam isso óbvio mais tarde). É surreal, nos dias de hoje, ver uma carruagem parando e fazendo uma rotação para mudar de direção, mas era muito melhor do que qualquer JRPG já tinha feito até aquele momento, em qualquer plataforma. Pelas circunstâncias, FFVII se tornou o killer app do PSX e vendeu um total de 11 milhões de cópias no mundo todo. Para comparar, Zelda: Ocarina of Time, um jogo pós-FFVII, vendeu 7.6 milhões. Além disso, FFVII colocou a série Final Fantasy e o gênero de RPG no vocabulário mesmo dos jogadores mais casuais. Hoje em dias os fãs de The Elder Scrolls, Knights of the Old Republic e outros jogos podem dizer de boca cheia que Final Fantasy (ou qualquer outro JRPG) não é um RPG de verdade, mas se hoje tem esse tipo de jogo em console é por que FFVII mostrou que o mercado de consoles queria esse tipo de jogo.



Mas o mais importante do ponto de vista da série é que o FFVII criou o estereótipo psicológico dos heróis principais, que ia além dos órfãos pré-destinados a encontrar os cristais. Numa época em que Evangelion era a sensação no Japão, tem muito mais de Shinji em Cloud do que muitos fãs de ambas as séries gostariam de admitir. Além disso, por mais que a morte fizesse parte do roteiro dos FF, como o assassinato do General Leo pelo Kefka (o vilão principal de FFVI), em FFVII a morte de Aerith foi uma espécie de choque na comunidade. Além de ser uma personagem principal e jogável, ela tem um envolvimento romântico com o Cloud, personagem principal que carrega todo o roteiro do jogo a partir daquele ponto. Ao contrário dos demais Final Fantasy, em que diversos personagens dividem a responsabilidade dos acontecimentos. FFVII é a estória de Cloud e Sephiroth. O jogo é sobre o acerto de contas entre os dois antagonistas e como Cloud estava despedaçado e sem esperança de se recuperar.

Sephiroth - de longe, o maior vilão da série Final Fantasy.

É clara a separação do jogo em duas partes, antes do final do CD1 e o que acontece a partir do CD2 como consequência disso. Em FFVI existe a catástrofe que causa o "fim do mundo", mas a mensagem é de superar a tragédia. Já em FFVII não existe essa mesma perspectiva. Cloud deve matar Sephiroth para se livrar do seu passado e, de quebra, salvar Gaia. Mas nada disso vai dar a ele o que ele mais queria, voltar a ter Aerith ao seu lado e se perdoar do sentimento de culpa por não ter feito nada na cena fatídica em que Sephiroth mata Aerith a sangue frio.

Apesar dos personagens serem 3D em tempo real, o cenário era estático, gerado em estações Sylicon Graphics. A mistura, segundo os produtores, representou um dos grandes desafios técnicos do jogo.

Esse sentimento de vazio é bem claro durante o "segundo ato" do jogo e, por mais que existam personagens que em outros Final Fantasy seriam memoráveis, nenhum deles realmente importa na resolução do conflito final. Tirando a contribuição em termos de força de batalha contra Sephiroth, a resolução final cabe a Cloud, não a Tifa ou Barret, os que mais se aproximam de personagens principais no jogo.

Cena de batalha na versão melhorada para PC. Apesar dos gráficos em alta
resolução, os modelos e texturas são os mesmos do PSX há 15 anos atrás.

Aliás, Tifa é certamente a personagem mais curiosa no FFVII. Seu envolvimento passado com Cloud explica o porque dele se envolver com o Avalanche. Mas no final, esse envolvimento serve apenas para deixar claro que, não importa o que acontecesse, o único destino de Cloud era o de enfrentar Sephiroth. Em geral, todo personagem de Final Fantasy tem uma alternativa viável que foge do estereótipo do sacrifício final por um bem maior. Cloud, ao contrário, só pode ficar mais forte para enfrentar Sephiroth. Se ele não o fizer, ele está condenado a morrer sem nunca se dar a chance de resolver os seus sentimentos pela Aerith (literalmente, a magia Black faria esse trabalho se Sephiroth não fosse derrotado). Mas derrotar Sephiroth não iria trazer a Aerith de volta e ele passaria de um problema para outro diferente, o de conviver com o vazio, que é exatamente o tema subliminar de Final Fantasy VII - Advent Children, o filme de animação inspirado no jogo.


 
Dois cinemáticos do jogo. Fica clara a pressão para a equipe para terminar o jogo dentro do prazo quando a qualidade de alguns cinemáticos na parte inicial do jogo é tão maior que outros no "segundo ato".

O único momento de redenção no jogo é quando Tifa libera Cloud do seu passado com ela. Não importa o que aconteceu entre ambos na noite anterior ao ataque a Sephiroth, quase no final do jogo. O certo é que o caminhar cabisbaixo de ambos era sinal de que Tifa não tinha mais esperanças com o Cloud e que este sabia que o confronto contra Sephiroth seria até a morte de um dos dois e não havia mais nada a fazer, nem mesmo para onde ir quando aquilo tudo acabasse. Em nenhum jogo da série um personagem havia sido atingido por um destino tão trágico até o lançamento de FFVII.

O que aconteceu entre essa parte e o amanhecer do outro dia é debate entre muitos fãs até hoje.

Esse drama existencial foi explorado novamente em FFVIII (com o antagonismo bem próximo entre Squall e Seifer) e FFXII, sem muito sucesso, mas acertando em cheio o timing em FFX. O relacionamento de Tidus com Yuna é o que mais se aproxima com o de Cloud e Aerith, separados pela morte inevitável e levando consigo a tristeza de que os seus atos seriam importantes para outros, mas não significariam nada para conseguir o que eles mais queriam. Muitas críticas são feitas ao FFVIII pelo lado derrotista e inseguro do Squall, mas foi justamente isso que fez FFVII um grande successo com Cloud.

Finalmente, poucos jogos conseguem ser tão emblemáticos e universais entre tantos jogadores como FFVII. Também poucos conseguem ter cinemáticos tão representativos, como a cena inicial momentos antes da chegada da Avalanche para destruir o reator de Mako da shinra (vídeo acima), ao som da Bombing Mission, a morte de Aerith ou o confronto final no mano-a-mano entre Cloud e Sephiroth. São cenas que facilmente entrariam em qualquer lista de cenas memoráveis de jogos. Prova desse legado são os concertos do Video Games Live e Distant Worlds, em que as músicas e cenas de FFVII tem um lugar especial para os fãs. Ou, então, o fandom do jogo que persiste até hoje, mais de 15 anos após o seu lançamento.

Só Final Fantasy VII e o tema da batalha final, One Winged Angel, são capazes de fazer uma platéia inteira cantar em LATIM na falta de um coral no concerto Distant Worlds em Montreal.

Em suma, é um jogo essencial para os fãs de JRPG e sua importância, talvez, seja maior para o mercado que ele ajudou a alavancar (Playstation e RPGs), do que realmente para a série a qual ele faz parte. É impossível travar uma discussão sobre RPGs para videogame sem que em algum momento alguém fale de FFVII. Normalmente, para expressar a vontade de um remake em HD com a tecnologia de FFXIII. Ou, então, para criticar a parte técnica do jogo e limitações do gênero JRPG, assunto favorito dos fãs de The Elder Scrolls e Fall Out 3, mesmo ignorando o simples fato de que foi FFVII que abriu as portas para estes jogos em consoles.

Como curiosidade, o jogo teve um disco de demonstração que ia junto com o Tobal #1, lançado na metade de 96. Apesar de ser um jogo de luta mediano da Square, ele vendeu bem só por causa do demo que ia junto e virou sensação nas locadoras na época do seu lançamento, mesmo estando em Japonês o demo.

O que tem de bom:
  •  Um dos melhores roteiros de Final Fantasy já feitos.
  • A espada icônica de Cloud.  Nunca uma espada foi tão copiada em tantas outras coisas. Como alguém segura aquilo é um mistério, mas é cool, isso é.
  • A estória trágica de Cloud, Aerith e Sephiroth.
  • Tornou o gênero de RPG (e JRPG) conhecido dos jogadores em geral, podemos dividir os RPGs em antes do FFVII e depois do FFVII.
  • Trilha sonora arrebatadora do Nobuo Uematsu. Inclusive, o tema de Aerith é oitavo colocado na Classic FM britânica.
  • Responsável a integrar na série Final Fantasy o traço psicológico mais profundo dos personagens principais.
O que não ficou lá essas coisas:
  •  Tecnicamente, o jogo deixa a desejar e não usa, nem de perto, tudo o que o Playstation oferecia.
  • Inconsistência entre os modelos usados nos diversos cinemáticos, devido às várias equipes trabalhando em paralelo no projeto.
  • Apesar da trama principal ser bem desenvolvida, os side quests são bastante mecânicos.
  • Não existe um personagem secundário de grande destaque como havia a Rydia em FFIV ou a Ceres em FFVI. Há, verdade seja dita, personagens pelos quais o jogador cria empatia pelos ataques e estilo, mas não vai além disso. Novamente, a produção apressada é causa direta disso.
Avaliação 15 anos depois: apesar de não aproveitar o Playstation como deveria e do jogo não ter envelhecido bem no quesito gráfico, FFVII é obrigatório para fãs de JRPG. Certamente ele não tem mais o charme e o impacto que tinha há 15 anos atrás, nem a morte de Aerith choca como antes. Mas a trilha sonora impecável e estória de redenção de Cloud são mais que o suficiente para garantir a diversão por muitas horas. Para os que não viveram a época, é uma experiência obrigatória, mesmo que ela não tenha a mesma amplitude que há 15 anos atrás, quando as primeiras imagens de Midgar eram o prelúdio de um novo capítulo dos RPGs em consoles e ninguém sabia disso.

Como jogar: o jeito mais fácil de jogar é comprar o FFVII na loja da PSN, disponível para PS3, PSP e Vita por US$9.99. Para PC, tem uma versão disponível na loja da Square, mas o preço da versão PSN é mais convidativo, apesar da aparência datada. Tem uma versão para Windows 95 mais antiga e deve dar pra achar no eBay por alguns trocados, mas pela dor de cabeça para rodar esse jogo nos dias de hoje, melhor mesmo é pegar a mais recente. O jogo original em CD roda em qualquer PS2 e PS3, mas o preço de uma cópia do jogo é proibitivo nos dias de hoje.

Um comentário:

  1. Bem Vini... Por onde começar. Me recordo de vê-lo jogar a demo no cd de Tobal#1. Ainda guardo na memória toda aquela demo! UAU! Eu já era doente por Final Fantasy por conta de FFVI, mas FFVII era assombroso! Como sempre seu texto está legal, privilegiando os fãs de primeira hora. Só não nos deixe esperando tanto!! :)
    Grande abraço

    ResponderExcluir