quarta-feira, 19 de maio de 2010

Castle Excellent


Plataforma analisada: MSX
Também disponível para: Sega SG-1000, Famicom/NES
Lançamento: 1986
Copyright: Isao Yoshida, Keisuke Iwakura
Distribuidora: ASCII Corporation
Mídia original: cartucho de 32kb
Gênero: quebra-cabeças, aventura

A princesa Margarita foi aprisionada no castelo Groken. Cabe ao príncipe Raphael salvá-la, percorrendo as salas do castelo até chegar a princesa. Porém o castelo é vigiado e cheio de armadilhas, além das portas trancadas que precisam de chaves específicas para serem abertas. Aparentemente, o roteiro clichê de um jogo qualquer, porém, Castle Excellent, continuação de Castle, contorna os clichês estabelecidos e oferece uma mistura curiosa de aventura, exploração e quebra-cabeça.
Partindo do princípio "menos é mais", o jogador pode fazer apenas algumas ações básicas: andar, pular, abrir portas (se tiver a chave) e empurrar objetos. A partir das consequências destes atos, em especial o empurrar objetos  (melhor ainda sobre os inimigos), surgem as soluções para quebra-cabeças bem sacados que fazem as várias salas do castelo. A fórmula bem conhecida pelos jogadores de Metroid e dos Castlevania mais recentes praticamente nasceu com jogos como Castle Excellent, com as indas e vindas para resolver etapas ainda pendentes do jogo como característica principal para solucionar a falta de espaço na memória do cartucho. Fazer um jogo com 32kb faz qualquer programador de linguagem moderna ficar de cabelos em pé, quem dirá um jogo razoavelmente longo como esse.

Graficamente o jogo era competente para a época, não fazendo feio em relação  a média dos jogos de MSX. Porém, ele devia um pouco quando comparado a um jogo Megarom, como R-Type ou a série Gradius (Nemesis), bem conhecidos por quem usou a plataforma. Os personagens iam ao limite da plataforma, misturando sprites e blocos de imagem para permitir o uso de mais cores, o que intrigaria alguém que conhecesse as limitações do chip TMS de vídeo e não tivesse muita imaginação. O áudio no jogo é especialmente desprezível, tanto a música como efeitos sonoros são dispensáveis e figuram no jogo apenas para marcar tabela. Poderiam ter feito coisa melhor com o chip AY, sem sombra de dúvidas.
Se no aspecto técnico o jogo varia do um pouco acima da média para o medíocre, a jogabilidade é o grande destaque. A primeira escolha importante no design dos jogos Castle é que o jogador não pode atacar os inimigos de forma direta. Devemos manipular os blocos soltos no cenário para atingi-los, o que torna uma ato de habilidade  em jogos de ação em um ato de raciocínio. As portas são coloridas, requerendo uma chave da mesma cor para serem abertas. Associado ao fato de que certas salas precisam ser acessadas por pontos diferentes para abrir caminho para uma outra saída, cria-se o efeito "vai e vem" que seria eternizado por Metroid, exigindo do jogador um deslocamento maior do que simplesmente  passar por todas as salas do castelo. No final, salvar a tal da princesa é um mero detalhe de tão bem bolado que é o mapa, devendo um jogo como Castle Excellent ser objeto de análise de interessados em se tornar level designers de jogos.

Curiosamente, esse é um dos jogos que eu lembro por ter gostado de jogar muito no MSX, porém não lembro de ter jogado-o em casa. Mas lembro de ocasiões  na casa de um amigo também MSXzeiro, o Paulo Antonio Garbus. Pessoalmente a única reclamação que tenho do jogo é com a dificuldade brutal de alguns quebra-cabeça que envolvem ações temporizadas, como sequências de plataformas móveis que devem ser percorridas sem que elas esmaguem o personagem. Uma coisa que descobri ao pesquisar sobre o jogo recentemente é que o Castle Excellent chegou a sair para o Famicom (o nome japonês do NES) com o mesmo título, inclusive saindo nos EUA com o nome trocado para Castlequest. as duas versões são visualmente parecidas, com o NES ganhando pelo chip gráfico mais versátil e um áudio mais caprichado. Porém os jogos são essencialmente diferentes, enquanto o original do MSX é focado no aspecto quebra-cabeça, o do NES é focado na ação, podendo inclusive o jogador atacar os inimigos, o que me deixou surpreso ao ver um vídeo dele. Pessoalmente, sou mais a versão do MSX, mas para quem for mais chegado em ação a do Famicom pode agradar mais.
O que tem de bom:
  • Gráficos bons para a plataforma.
  • Quebra-cabeças sensacionais.
  • Jogabilidade bem balanceada entre os elementos de aventura, exploração e quebra-cabeça.
  • Sistema viciante, com aquele gostinho de "quero mais".
O que não ficou lá essas coisas:
  • O áudio, que é péssimo, mesmo considerando as limitações da plataforma.
  • Alguns quebra-cabeças são frustrantes por privilegiarem ações mecânicas e de temporização perfeita, indo contra a ideia do jogo de aventura e quebra-cabeças. 
Avaliação 24 anos depois: a fórmula do jogo é tão boa hoje quanto no seu lançamento. Merecia um remake ou reboot para uma plataforma portátil como DS, PSP ou iPhone. Recomendo uma jogada. 

Como jogar: use a ROM disponível na ROM World com o OpenMSX no Linux, meu emulador favorito de MSX, ou no BlueMSX se você usa Windows. Cuidado, o jogo é abandonware, então não posso afirmar que é legal distribuir essa ROM.

5 comentários:

  1. Também gosto muito de jogos do tipo quebra-cabeça. Eu também tive um MSX, mas infelizmente não cheguei a jogar esse jogo. Um remake seria interessante.
    Fiquei surpreso com os 32K, o cara tem que ser ninja pra conseguir isso. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode baixar a rom para Nintendo 8 bits é baixar o emulador nestopia, que é um dos mais compatíveis que conheço. Já rodei esse emulador no Windows com, vista e hoje no Windows 8.

      Excluir
  2. Muito bom o post.

    Eu acabei o jogo anterior a esse, o "The Castle", há alguns anos atrás, enquanto ainda cursava a pós-graduação em jogos. Um colega de classe era fã de carteirinha do jogo.

    Eu já havia jogado no próprio MSX, quando ainda era criança.

    Acho que esse é um dos clássicos dos quebra-cabeças. Não é à toa que fiz questão de cita-lo no artigo de game design no Ponto V: http://bit.ly/9Q2t1m

    Para os fãs de quebra-cabeças, esse é definitivamente um título imperdível.

    ResponderExcluir
  3. adoro castle exellent estava procurando ha muito tempo agora vou me divertir!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Jogo sensacional. Joguei muito mas não cheguei ao final. Tenho o emulador e o jogo para relembrar o passado. Alguns quebra-cabeças são muito difíceis. E tudo isso em 32kb é muita coisa. Com certeza se alguma empresa disponibilizasse para ipad etc...seria um sucesso.

    ResponderExcluir